16/08/2012


Para o pessoal do Sul o churrasco deve ser somente carne temperada com sal grosso e mais nada, nem um pãozinho, salada, nada!
Mas aqui no interior de São Paulo e em diversas regiões do país gostamos de acompanhar as carnes do churrasco com saladas, mohos, pães etc.
Inclusive as carnes usadas variam bastante em cada região.
Sempre gosto de fazer no churrasco uma boa linguiça, frango (tulipa, sobrecoxa desossada, coração), costelinha de porco, contrafilé, picanha, queijo de coalho entre outras coisas.
E para acompanhar sempre fazemos o que chamamos no Brasil de vinagrete, o que não tem nada a ver com o que os franceses chamam de vinagrete (Azeite, vinagre, mostarda, sal e pimenta), eles usam esta mistura para temperar saladas.
O nosso vinagrete é uma salada com a base de tomate onde são adicionados vários sabores, cebola, pimenta, pepino, cenoura... Existem muitas variações dependendo da região e do gosto dos comensais.
Hoje vou passar uma receita de um vinagrete que sempre faço nos churrascos em família.

Vinagrete

O que vai
5 tomates 
1/2 cebola
1 cenoura
1 pepino japonês
cheiro verde
Pimentão vermelho
Vinagre
Azeite
Sal e Pimenta a gosto
Água

Como faz
Corte os ingredientes em cubinhos pequenos, junte tudo em uma vasilha e tempere a gosto, coloque água até cobrir tudo e deixe descansar por um tempo, se possível deixe uma noite na geladeira para pegar bem o sabor do tempero.

Sirva no churrasco para acompanhar as carnes, no meio do pão, do arroz ou até sozinho.
Você pode usar os tomates em diferentes ponto de amadurecimento, pegue um verde, outros meio termo e uns dois bem maduros. 
Outro acompanhamento delicioso para carnes de churrasco é o Patê de Alho
Espero que gostem!
Abrax.
Reações:

Tagged: , , , , , ,

0 comentários:

Postar um comentário